30 agosto 2011

STEREO CAPTA INTERAÇÃO DE EJEÇÃO SOLAR E CAUDA DO COMETA ELENIN


Notícia de :
Quinta-feira, 25 ago 2011 - 16h32


No dia 19 de agosto, a sonda espacial Stereo-B, que observa o Sol durante 24 horas, registrou um interessante evento: a interação da coma gasosa do cometa Elenin e uma ejeção de massa coronal proveniente do Sol.


 No vídeo, a dinâmica dos eventos pode ser facilmente observada na forma de uma forte oscilação da longa cauda cometária, que parece se contorcer sob a influência de uma poderosa rajada do vento solar.
Apesar de estar rumando em direção ao periélio no dia 10 de setembro, o brilho de C/2010 X1 Elenin continua diminuindo, depois de um pequeno aumento de intensidade verificado em agosto. Observadores amadores calculam que Elenin aparenta magnitude entre 9 e 10, bem inferior ao valor calculado de 6.5 que deveria apresentar nessa época do ano.
As últimas estimativas mostram que o núcleo do cometa tem cerca de 2.5 km de diâmetro, com uma coma de 4 minutos angulares, o equivalente a 213 mil km. Devido à aproximação do Sol e consequente sublimação de material, a cauda de Elenin atinge 3 milhões de quilômetros.
No entender do astrônomo amador Michael Mattiazzo, que observa cometas desde 1986, o enfraquecimento do brilho de Elenin associado à longa cauda observada pode indicar que o cometa esteja vaporizando muito rapidamente à medida que se aproxima do Sol. Se a suposição estiver correta, Elenin poderá não resistir ao periélio (máxima aproximação com o Sol) e se desintegrar.


Fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores