03 maio 2011

Nasa volta a adiar lançamento da Endeavour

Agência espacial americana ainda não definiu nova data de decolagem

Na Flórida, o ônibus espacial Endeavour, que faria hoje sua 25ª e última missão, teve seu lançamento adiado pela NASA, por falha em um dos aquecedores de uma unidade de energia auxiliar. Os aquecedores são importantes para impedir que a unidade de energia se congele enquanto estiver em órbita
Na Flórida, o ônibus espacial Endeavour, que faria hoje sua 25ª e última missão, teve seu lançamento adiado pela NASA, por falha em um dos aquecedores de uma unidade de energia auxiliar. Os aquecedores são importantes para impedir que a unidade de energia se congele enquanto estiver em órbita (Stan Honda/AFP)


A Nasa voltou a adiar neste domingo o lançamento do ônibus espacial Endeavour. Inicialmente programada da sexta-feira, a decolagem estava prevista para esta segunda-feira, às 15h33, no horário de Brasília. A agência espacial americana não fixou uma nova data para a operação.

Os americanos não explicaram as razões que provocaram o novo adiamento.

O início da última viagem da Endeavour estava marcada para sexta-feira com a presença do presidente dos EUA, Barack Obama, mas foi suspensa devido a uma falha em dois dos aquecedores de uma peça fundamental para os sistemas de controle e a aterrissagem da nave.

Em comunicado emitido no sábado, a Nasa informou que as investigações iniciais sobre o problema indicavam "que a parte do termostato (associado com o aquecedor) que falhou durante a contagem regressiva de sexta-feira ainda não está funcionando como se esperava".

"Nossas equipes seguirão efetuando novos testes para ajudar a determinar se o termostato estava recebendo uma corrente ou se o problema está sendo causado por outra parte do sistema.".

(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Consciências despertas

Seguidores