07 abril 2011

Tempestades geomágnéticas


Compare as imagens do dia 3/4 e 7/4.
Retiraram do site as imagens dos dias 4, 5 e 6/4/2011. Tempestades geomagnéticasPrevisão para 07/04 até 09/04 Dados Atuais - 12:20 BRTA velocidade do vento solar medida pelo satélite SOHO é de 484 km/s. O número de manchas solares informado é de 56 para um fluxo solar de 117.





O gráfico abaixo mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.








Os valores são deriva
dos do tradicional Índice K, informados por uma sér
ie de magnetômetros instalados principalmente no Cana
dá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera. O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares.







Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra. Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.























Distúrbio Solar Massivo Captado pela NASA - Imagens Impressionantes!



Neste domingo 3 de abril de 2011, a NASA capturou fortes CMEs (ejeção de massa coronal) do Sol, com incríveis e assustadoras imagens apresentadas no vídeo abaixo. As CMEs espetaculares foram lançadas a partir da proximidade e decomposição da mancha solar 11.176. A explosão não foi dirigida para a Terra, no entanto, existe uma pequena chance, de que ela venha a atingir nosso campo magnético, no dia 06 de abril. O terremoto do japão em 7/4/2011 te repmete a algo?? Hum...então, é isso mesmo! Acompanhe o site em tempo real:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Consciências despertas

Seguidores