07 abril 2011

Terremoto de 7,4 graus atinge o Japão; alerta de tsunami é emitido

07.04.11 às 12h04 > Atualizado em 07.04.11 às 12h05 A costa nordeste do Japão foi atingida por um tremor de 7,4 graus na escala Richter na manhã desta quinta-feira. A agência meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para onda de até um metro. O alerta foi emitido para uma área costeira já devastada pelo tsunami do mês passado. Edifícios de Tóquio tremeram por cerca de um minuto. Tragédia deixa como rastro o temor nuclear O Japão foi devastado por um terremoto de 8,9 graus da escala Richter que gerou um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. A tragédia natural ocorreu no dia 11 e deixou como rastro um temor quanto a uma tragédia nuclear que assusta o mundo inteiro.

Buscam continuam em várias localidades do Japão afetadas pelo terremoto. Dezenas de milhares de pessoas ainda estão desaparecidas Foto: EFE


Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 12,5 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.


A situação é mais crítica na usina nuclear de Fukushima onde centenas de trabalhadores lutam contra o tempo na tentativa de resfriar reatores que superaqueceram. Dois operários da usina nuclear de Fukushima foram hospitalizados por terem sido expostos à radiação excessiva enquanto trabalhavam para levar cabos elétricos ao reator número 3.


A Autoridade de Segurança Nuclear francesa afirmou que os escapamentos radioativos da central nuclear japonesa acidentada são 'significativos' e uma fonte de contaminação com a qual o Japão terá de 'conviver durante dezenas e dezenas de anos'.


Fonte: O Dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Consciências despertas

Seguidores